Celebre sua amizade com esses livros incríveis!

Amigos são para ser guardados e celebrados! As vezes a melhor forma de fazer isso é presenteando-os. Confira essa seleção de livros sobre amizade e faça seus companheiros de vida felizes.

Celebre sua amizade com esses livros incríveis!

Mas antes, alguns fatos interessantes sobre as pessoas que são tão importantes em nossas vidas - para compartilhar, discutir e passar a frente.

Trabalho: você sabia que metade das pessoas encontram no trabalho amigos para toda a vida? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada na rede de relacionamentos de trabalho Xing.

Saudável graças aos amigos: pessoas com muitos amigos tem um sistema imune mais forte. Assim comprova um estudo feito pela Ohio State University. A razão é algo não muito "legal: nos lugares com mais interação social há também muitos germes que treinam as defesas do nosso corpo constantemente.

Mesmo do mesmo: vários estudos confirmam que nós nos tormamos amigos de pessoas que são parecidas com a gente. Idades parecidas, formações parecidas e que moram nas redondezas.

Cérebro em sintonia: As semelhanças chegam tão  longe que até atividades cerebrais de amigos são parecidas. Por exemplo, ao assistir um filme. As pesquisas concluem que nós percebemos o mundo de uma forma similar aos nossos amigos. Isso nos aproxima. 

Melhores amigos: 48% das mulheres tem uma melhor amiga. Dentre os homens o número é de 45%. 25% destes chegam a ter até mais de um. Para o sexo feminino o número é um pouquinho mais alto e chega até 27%. 75% de homens e mulheres acreditam que boas amizades ajudam a prolongar a vida. Os resultados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Allensbach.

Quantidade: O clichê de que as mulheres são mais amigaveis não é verdade. Homens e mulheres tem a mesma quantidade de amigos, em média seis por pessoa, de acordo com a pesquisa Splendid Research. Mas desses só três são amigos de verdade.

Poucos amigos: Um circulo pequeno de amigos não significa exatamente que há algo de errado. Pode na realidade significar que você é alguem inteligente! Como explicado em um estudo publicado no British Journal of Psychology. O estudo sugere que pessoas mais "espertas"acreditam que sair com amigos e aproveitar da companhia é uma perda de tempo. Eles poderiam usar esses momentos para alcançar seus objetivos.

Conclusão: o fato de podermos contar com alguém quando precisamos de ajuda é, para muitos, a coisa mais importante em uma amizade. 

O fato de que presentes unem as pessoas é mais uma descoberta de diversos estudos. Um livro especial é sempre uma boa escolha para demonstrar o quanto alguém significa para você.

Aqui vão algumas dicas de livros que tem a amizade como tema:

"O Pequeno Príncipe" por Antoine de Saint-Exupéry

"O Pequeno Príncipe" por Antoine de Saint-Exupéry

Ver oferta

"A experiência ensina-nos que amor não significa duas pessoas a olhar uma para a outra mas ambos a olharem na mesma direção." Com ditados mágicos como esse, o clássico sobre amizade toca a vida de diversas gerações a séculos. "O pequeno príncipe" já foi traduzido para mais de 180 linguas e, com mais de 100 milhões de exemplares já vendidos, pertence aos livros de cunho não religioso mais vendidos de todos os tempos. O autor Antoine de Saint-Exupéry deixou vários traços autobiograficos em seu livro. Ele também foi piloto e sobreviveu, em 1935, um pouso forçado no deserto egípcio. Assim como o personagem do livro que também teve que realizar um pouso forçado mas no deserto do Sahara.

O conto de fadas moderno retrata, também, os passos de um príncipe de um outro planeta e uma raposa. Ele sabe dos segredos envolvidos no relacionamento entre dois seres."Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa" disse a raposa, e com cativa ela quer dizer dar confiança. E realmente, depois do pequeno príncipe cativou a a raposa eles deixaram suas diferenças de lado. Um pequeno livro cheio de poesia que pode e deve ser lido e re-lido várias vezes.

"O Caçador de Pipas" de Khalede Hosseini (2008)

"O Caçador de Pipas" de Khalede Hosseini (2008)

Ver oferta

Uma história sobre uma amizade muito especial que tem como plano de fundo a Guerra do Afeganistão. No centro da historia está Amir, um garoto de 12 anos que, em 1975 quer vencer um campeonato de empinar pipas com o intuito de orgulhar seu pai. Para tornar esse sonho realidade ele precisa da ajuda do seu melhor amigo Hassan. O pai de Hassan é servente do pai de Amir mas a amizade  dos meninos permanece acima de todas as distinções de classe - até o momento no qual Amir os trai horrivelmente. Este evento muda a vida de ambos os garotos dramaticamente, seus caminhos separados. Amir vai para a Califórnia com o pai e muitos anos depois retorna à sua cidade natal, Kabul, como um adulto. Ele pode pagar sua dívida? Tenha uma caixinha de lenços sempre que for ler esta dramática história de amor e traição, separação e

Um Gato de Rua Chamado Bob de James Bowen (2013)

Um Gato de Rua Chamado Bob de James Bowen (2013)

Ver oferta

A amizade com o gato de rua Bob muda completamente a vida do músico de rua inglês James Bowen. Dependente de heroina, pobre, excluido pela sociedade ele morou anos nas ruas de Londres até encontrar uma espécie de abrigo para pessoas em situações similares. No corredor do prédio ele encontra o gato sem dono pela primeira vez em 2007. Ele percebe que o animal esta machucado, leva ele ao médico e trata dele até o gatinho ficar saudável novamente. Desde então o gato segue o músico em todas as empreitadas. Senta-se até em ônibus no caminho das apresentação. Por causa do gatinho, o músico de repente ganha a simpatia de seus companheiros seres humanos,que anteriormente passavam sem dar nenhuma atenção. Eles começam a receber muito mais dinheiro por suas apresentações. Através de reportagens em jornais e rádios em setembro de 2010, a dupla ganha a atenção de um agente literário e Bowen recebe um acordo de livro - é um best-seller, que já virou até filme. Uma história tocante para os amantes dos animais sobre o poder da amizade.

Extraordinário de R.J.Palácio

Extraordinário de R.J.Palácio

Ver oferta

Em Extraordinário nós temos a oportunidade de conhecer Auggie Pullman. Auggie tem uma deformidade facial e, por conta disso, sofre com algumas crianças não sendo legais com ele na escola. Contudo, as coisas mudam com amigos do seu lado. O menino que antes se escondia em um capacete de astronauta faz amigos que o ajudam a enfrentar os problemas do dia a dia.

As Vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky

As Vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky

Ver oferta

Charlie tem 15 anos e é, no início do livro, um garoto bem introspectivo. Sua vida quieta e sem muito amigos é o plot central do livro. Contudo, tudo muda quando Patrick e Sam que o ajudam a enfrentar essa complicada fase da vida que é a adolescência.