Cold Brew: um cafézinho gelado para aqueles dias mais quentes

Cold Brew: um cafézinho gelado para aqueles dias mais quentes

Cold Brew: um cafézinho gelado para aqueles dias mais quentes

Quem em dias de verão precisa se manter acordado mas não tem vontade nenhuma de beber algo quente vai adorar essa opção de café gelado chamado Cold Brew.

O que é Cold Brew?

Um copo com Cold Brew e um outro ao fundo com suco de laranja

Como o nome já denuncia, Cold Brew é o café feito em água fria. Ele precisa ser imerso por várias horas, o que torna a bebida algo não muito fácil de ser preparada espontaneamente, mas a espera é muito bem recompensada.

Nós explicamos o que o Cold Brew tem de tão interessante e te ajudamos a fazer a sua própria bebida sem muita complicação.

A história da Cold Brew

Já há algum tempo, a Cold Brew é apresentada nos melhores cafés do mundo como uma bebida a base de café inovadora e muito interessante. Esse "café frio" pode não ser encontrado em menus há não muito tempo, mas o seu método de preparação não é nada novo. No século XVII, os holandeses que queriam desfrutar de café em viagens de negócios pela Ásia tiveram a ideia de preparar o pó preto com água fria. É claro que, mesmo em climas tropicais, era mais agradável refrescar-se com uma bebida gelada em vez de tomar um café quente. Essa forma de preparação teve na logística dentro dos navios uma de suas maiores razões de existência. Ao viajar, era muito complicado aquecer a água do café, e o café frio era muito mais fácil de transportar a longo prazo. 

Contudo, o fato de que o Cold Brew está de volta as bocas de todos hoje, se deve agora unicamente ao seu gosto interessante e característico, que resulta da infusão em água fria. 

O tempo de infusão o deixa ainda mais saboroso

Para preparar Cold Brew são utilizados grãos em torra média e estes deverão absorver a água fria por um longo período de tempo. Devido a temperatura do líquido e ao longo tempo de infusão (ela dura normalmente várias horas) nem todas as substâncias solúveis são extraídas do café. Embora isto tenha a desvantagem de que nem todas as substâncias aromáticas acabam no café, mas também significa que substâncias significativamente menos amargas são dissolvidas. Como resultado, o Cold Brew tem um gosto um pouco mais doce do que seu colega quente.

Mais doçura - menos acidez

A variante do café frio não é apenas mais doce e menos intensa, mas também tem uma menor acidez, que pode ser especialmente agradável às pessoas com um estômago sensível ou azia. Devido a doçura natural e a baixa acidez, você pode fazer sem açúcar e leite para que a bebida da manhã não se torne uma bomba de calorias.

Como preparar o seu próprio Cold Brew

Cold Brew com cubos de gelo em um pote de vidro

O que você precisa:

  • Jarra ou garrafa de vidro grande com tampa;

  • filtro de café;

  • água fria;

  • cubos de gelo.

Preparação


  1. Encha um terço da jarra ou garrafa com café moído grosseiramente;

  2. adicione água fria e filtrada;

  3. feche o vidro e agite ;

  4. deixe o café na geladeira por 24 horas.

 

Coloque os cubos de gelo em um copo, segure o filtro sobre eles e filtre a mistura fresca e fria diretamente no copo. Feito!

Não se preocupe, como o Cold Brew é relativamente concentrado, não é diluído pelos cubos de gelo no copo. Os filtros mais adequados são os filtros Chemex. Mas você também pode usar qualquer outro filtro ou uma peneira fina de aço inoxidável.

Se você quiser ter ainda mais facilidade e um pouco mais de estilo, pegue um Cold Brew Dripper, ou gotejador em português. Com um gotejador você economiza a filtragem manual, porque no pote é uma malha de aço inoxidável. Outra vantagem do aparelho é a configuração manual da velocidade de gotejamento. Para muitos jarros, isso pode ser variado para que você possa experimentar diferentes velocidades e sabores resultantes.


Cold Brew - Tônica e Cold Brew - Laranja

Um copo de Cold Brew com gelo e tônica

O que você precisa:

  • Jarra ou garrafa de vidro grande com tampa

  • filtro de café;

  • água fria;

  • cubos de gelo.

Preparação

  1. Encha um terço da jarra ou garrafa com café moído grosseiramente.

  2. Adicione água fria e filtrada.

  3. feche o recipiente e agite o que o material contém.

  4. Deixe o café na geladeira por 24 horas.

 

Coloque os cubos de gelo em um copo, segure o filtro sobre eles e filtre a mistura fresca e fria diretamente no copo. Feito!

Não se preocupe, como o Cold Brew é relativamente concentrado, não é diluído pelos cubos de gelo no copo. Os filtros mais adequados são os filtros Chemex. Mas você também pode usar qualquer outro filtro ou uma peneira fina de aço inoxidável.

Se você quiser ter ainda mais facilidade e um pouco mais de estilo, pegue um Cold Brew Dripper.

Filtros Chemex

Filtros Chemex