Colecionando uísque: o que você deve saber

Descubra tudo o que você precisa para iniciar uma coleção do destilado - origem e diferentes tipos desta bebida tão amada.

Colecionando uísque: o que você deve saber

Como qualquer escocês ou irlandes pode confirmar, uísque é uma bebida incrivel. Sua fama se espalhou por todo o mundo e agora várias pessoas viajam para a Escócia ou Irlanda para fazerem tours em destilarias. Se você também é fã talvez queira investir em alguns exemplares. Começando com as origens das bebidas. este guia vai te ajudar a conhecer o básico de como apreciar uísque.  Recomendamos para iniciantes.

Historia do uísque

Uma garrafa de uísque

Tanto Irlanda quanto Escócia clamam ser os lugar de origem do uísque, contudo não há prova definitiva. Eles também tem uma maneira diferente de escrever, os irlandeses preferem "whiskey" e os escocêses "whisky". A criação desse destilado tão amado é creditada como sendo do ano 800 AD, mas uma data concreta não é ainda conhecida.

No entanto, o registro mais antigo de uísque na Irlanda é em referência à morte de um chefe no texto do século XVII "Anais de Clonmacnoise", enquanto a primeira menção registrada de uísque na Escócia é do texto "Exchequer Rolls" do século XV. , Não há necessidade de dizer que o uísque mudou desde então.

Quais os tipos de uísque disponíveis?

Estes são os principais tipos de uísque disponíveis: Scotch, Irish e Tennessee. Cada um com uma origem e processos de destilação diferentes. Se você está pensando em comprar uma garrafa essas são as principais diferenças entre eles.

uísque Scotch

Um copo de uísque

Para ser legalmente chamado de Scotch, ele deve ser feito na Escócia e seguir um processo específico de destilação. Usamdo somente água e cevada maltada. O uísque deve ser destilado para menos de 94,8% de álcool, envelhecer em um barril de carvalho e após três anos ser engarrafado com um nível álcoolico de 40%.

Scotch vem em variedades de malte single ou blended. Para um uísque ser designado como single malte, ele deve ser produzido em uma destilaria com somente um tipo de grão, enquanto o scotch blended é uma mistura de diferentes maltes de diferentes destilarias. Estima-se que mais de 20.000 garrafas de single malte a cada ano. Esta variedade é geralmente considerada de melhor qualidade, quanto mais envelhecido melhor o sabor. As principais marcas incluem Glenkinchie, Dalmore e Aberlour.

uísque Irlandês

Um copo de uísque

Um uísque irlandês é, por lei, definido como a bebida produzida e destilada na Irlada que tem 94,8% de álcool antes de envelhecer por pelo menos três anos em um barril de madeira (normalmente carvalho). Turfa não é usado no processo de maltagem, o que deixa o produto com um acabamento mais suave, comparado com o tons defumados e terrosos como muito dos Scotchs. Dentre as marcas mais conhecidas estão Slane, Jameson e Redbreast.

Tennessee uísque

Um copo de Jack Daniel's

Tennessee whiskey é produzido no Tennessee usando açúcar. É um processo similiar da produção do bourbon, enquanto outros tipos de whiskies americanos podem ser feitos com ingredientes como centeio, milho, cevada e outros grãos. Se você quer provar algum whiskey Tennessee  procure por Jack Daniels e George Dickel.

Decidir o motivo de você estar colecionando

Um homem servindo uísque

Agora que você já conhece os tipos, é o momento de você definir o porque de querer começar uma coleção. Você pode estar colecionando para o seu comsumo,, no final das contas é uma bebida muito saborosa! Se esse for o seu  motivo siga os sinais das suas papilas gustativas e compre os quais você gostou mais. Prove outras marcas no passar do tempo, desta forma você se educará para sabores e aromas diferentes. Desta forma você também tem uma visão mais geral do mercado de uísque.

Se a sua intenção é colecionar como um investimento tenha uma coisa em mente:  quanto mais rara a garrafa ou a marca mais valor ela tem. Você pode ter sorte e por as mãos em um "30-year-old single malt", compre assim que possivel. Enquanto isso tome cuidado com suas finanças para não gastar mais do que você pode.