Como fazer do seu Smartphone o Melhor Amigo de um Fotógrafo Amador

Esses acessórios farão do seu smartphone uma câmera digna de blogger e youtuber

Como fazer do seu Smartphone o Melhor Amigo de um Fotógrafo Amador

Você sempre sonhou ou pelo menos já cogitou a ideia de criar seu próprio canal no YouTube mas nunca soube como começar? Os equipamentos de câmera e filmagem são desencorajadores por terem o preço um tanto quanto salgado, mas não se preocupe pois todo grande Youtuber da "história" teve um início simples e sem grandes produções, muitos começaram com o que já tinham em mãos: seu próprio smartphone como ferramenta de trabalho.

Há muitos aspectos importantes a serem considerados para um boa qualidade visual. Uma boa câmera é importante, e mesmo que a maioria dos celulares hoje em dia possuam uma boa câmera com alta resolução, há ainda muitos outros fatores que farão suas fotos e vídeos ficarem ótimas! O mais importante de tudo, claro, é a luz. Mesmo com a câmera mais cara do momento, as fotos irão ter aparência pixelada no escuro. Por outro lado, uma boa iluminação pode transformar suas fotos e vídeos e deixa-los com uma aparência dislumbrante. Um dica: a melhor luz natural, durante o dia, é logo após o amanhecer ou um pouco antes do anoitecer, experimente!

Outra coisa muito importante para se atentar é o enquadramento. Saber como enquadrar o objeto a ser fotografado faz toda a diferença. Há muitos meios de enquadrar diferentes ângulos a fim de transmitir determinadas emoções para o seu público. Há inúmeras maneiras de se enquadrar um objeto como há formas de se enxergar e uma variedade de ferramentas para auxiliar as imagem em sua cabeça a virar realidade. Qualquer pessoa que tenha uma câmera com o intuito de usá-la mais a sério irá, primeiro de tudo, adquirir um tripé e lentes básicas, assim como você! Continue lendo e confira as nossas recomendações para os melhores tripés para inicinantes e kit de lentes para o seu smartphone.

Porém, ter as ferramentas necessárias não significa que você irá saber automaticamente como usá-las. Usando as técnicas de iluminação e enquadramento de maneira eficiente necessita de um certo conhecimento prévio, mas você também pode aprender na prática por tentativa e erro. Assista filmes, séries e vídeos do seu interesse e preste atenção em como os objetos são posicionados na tela, de onde vem a luz e se há alguma sombra. Se você é do tipo de pessoa que prefere ter primeiro uma base teórica, nós também recomendamos alguns cursos online para você.

Confira aqui as nossas escolhas de acessórios para inciantes que irão transformar seu smartphone em uma verdadeira câmera profissional, ou quase isso!


                                                                                                                                                                                                                                                     

O básico: Controle Remoto Bluetooth para Smartphones

O básico: Controle Remoto Bluetooth para Smartphones

Ver oferta

Primeiro, vamos começar com o básico. Um controle para tirar fotos quer dizer liberdade. Funciona via bluetooth  e  é compatível com iOS e Android. É super simples, mas salva vidas!

Outro must have. Esse flash pode ser facilmente conectado com o seu aparelho e possui uma bateria recarregável imbutida, o que significa que não irá consumir da bateria do seu celular e pode ser utilizado separadamente do aparelho. Esse amiguinho aqui é muito útil quando você gosta  de fotografar à noite ou no escuro. Conta com um modo foto e vídeo e três diferentes tipos de iluminação, você pode escolher o que mais combina com o seu gosto ou necessidade.

Depender dos outros para segurar a sua câmera pode ser uma furada, a imagem muitas vezes vai sair tremida e nem sempre com o ângulo e enquadramento que você deseja. Com um tripé as imagens ficarão estáveis e você poderá dispensar a ajuda daquela tia ou tio que sempre corta alguém da foto ou vídeo. Com o tripé Octopus Style você pode usá-lo em superfíceis irregulares ou anexar ao redor de objetos para diferentes ângulos. Deixe sua criatividade fluir.

Lentes são basicamente o que irão transformar seu smartphone e uma mini câmera digital SLR. Você curte fotografias de natureza? Então lentes macro! Ou você prefere paisagens? então você precisa de lentes de aumento! Agora se o que você realmente gosta é de fotografar seu bixinho de estimação, lente de peixe é a pedida!

Se para você pau de sefie é coisa do passado, então nós te apresentamos a evolução do pau de selfie: o pau de selfie personalizado. Independentemente do modelo clássico do acessório ou a versão mais atualizada, paus de selfie são uma mão na roda pois te ajudam a tirar fotos que não parecem selfies. É possível girar a câmera para fotografar pov (Point-of-View-Shot) ou em modo ponorâmico. Você pode usá-lo para alcançar ângulos que normalmente são mais difíceis de conseguir, como muito próximo do chão ou bem acima da cabeça. Usando pau de selfie é possível ser divertido e criativo, então se você ainda não tem um, bem, você deveria considerar adquirir um!

Som é outro fator que merece atenção especial quando se fala em gravar vídeos. Se você deseja começar um canal de música, por exemplo, um microfone para smartphone como o iRig Mic é uma boa pedida. E ainda, microfones não são apenas para música, se você planeja gravar voz, como tutoriais e afins, usar um microfone irá dar um ar mais profissional pois, ao contrário dos microfones dos próprios smartphones, ele irá eliminar ruídos de fundo. Então, se você quer evitar gravar o mesmo áudio mais de uma vez e economizar tempo e trabalho, esse acessório irá te ajudar muito.

Apesar da proposta deste item ser um pouco diferente, proporcionar conforto para os usuários que querem usar seus smatphones quando estiverem deitados, relaxando, a fim de evitar aquele incômodo no braço, ele também pode ser usado como uma espécie de tripé. A diferença é que, este acessório é mais indicado para ser utilizado como tripé para microfone. Mas claro, você também pode usá-lo como a sua proposta original, assistir vídeos confortavelmente quando estiver deitado!

E por último, mas não menos importante, cursos online são uma ótima ferramenta de ajuda para iniciantes. Aprender a como editar vídeos é essencial para um canal, a não ser que você tenha algum amigo ou alguém que possa te ajudar neste quesito, do contrário é sempre bom saber como fazer. Além de edição de vídeo, há inúmeros cursos que ensinam técnicas especiais para diferentes situações, como fotografar natureza, retratos ou cursos de photoshop. Considere aprender mais sobre arte, se você deseja tirar fotos ou gravar vídeos mais seriamente!