Dicas de teconologia: como limpar a entrada do carregador do seu iPhone

Leia diversas formas de deixar a entrada do carregador do seu iPhone limpinha!

Dicas de teconologia: como limpar a entrada do carregador do seu iPhone

iPhones (e smartphones no geral) tornam nossas vidas muito mais simples de diversas formas. Contudo, isso não quer dizer que eles não tem seus problemas. Muitos usuários de iPhone afirmam que a entrada do carregador (assim como a do fone de ouvido para quem modelos mais antidos do smartphone da Apple) ficam entupidas constantemente com poeira, migalhas e detritos em geral, o que não permite o carregamento dos aparelhos.

Se o seu não está carregando, ou só carrega com um cabo específico, você provavelmente vai adorar aprender como limpar essas entradas corretamente. Aqui estão algumas formas seguras de limpar essas entradas.

Pergunte aos profissionais

A maneira mais segura de limpar ou consertar seu device é com um profissional. Pessoas especializadas neste tipo de atividade tem as ferramentas certas, além das habilidades de executar o trabalho da forma correta e sem danificar as entradas.

Usando ar comprimido

Se você quer tentar resolver o problema você mesmo, é possível limpar a entrada do seu iPhone usando ar comprimido. A Apple não recomenda a utilização desse método, mas vários usuários já confirmaram o sucesso da técnica. Ao usar o ar comprimido faça aos poucos e proceda com bastante cautela. Não use a lata inteira de uma vez, você poderá danificar o seu aparelho.

  • Compre uma lata de ar comprimido que tenha um canudo pequeno (normalmente vermelho) preso ao bocal;
  • Desligue seu telefone;
  • Coloque o canudo em uma extremidade da entrada do carregador;
  • Use um ou dois jatos curtos (menos de um segundo) na porta;
  • Repetir;
  • Teste para ver se você teve sucesso;
  • Encontre a sua ferramenta de ejetor sim ou compre uma online;
  • Desligue seu telefone;
  • Use a ferramenta na porta Lightning com o iPhone um pouco inclinado;
  • Raspe suavemente todos os fiapos e sujeira;
  • Conecte seu telefone a um carregador e teste.

O método do ejetor do chip

Se você comprou seu iPhone novo, ele provavelmente vem com uma peça metálica pequenininha na caixa. Essa peça é bem fininha e são perfeitas para entrar nas portas dos carregadores facilmente. Além disso, mesmo sendo pequenininhas e fininhas essas pecinhas são bem resistentes, então você não precisa se preocupar em quebrá-las. Aqui como limpar seu iPhone com algumas ferramentas do tipo.

Como NÃO limpar a entrada do seu carregador

Mesmo sendo muito comum, o método do palito de dente é provavelmente um dos mais arriscados. A entrada do carregador é composta por várias pequenas partes... inserir algo que não deveria estar lá não é realmente uma boa ideia. 

Os palitos de dente tendem a quebrar facilmente, caso isso aconteça durante o processo de limpeza você se arrisca a entupir a entrada ainda mais. Lembre-se se você danificar um desses pequenos "pins" talvez você precise substituir a entrada por completo!

Então seja cuidadoso e utilize um dos métodos listados acima!