Culinária Asiática em casa: 5 utensílios essenciais

Confira nosso guia dos utensílios de cozinha essenciais para você preparar uma verdadeira refeição asiática na sua casa

Culinária Asiática em casa: 5 utensílios essenciais

Das vilas orientais mais remotas e humildes, a Culinária Asiática se tornou um dos estilos culinários mais renomados do mundo. Tigelas com especiarias orientais já super são comuns no mundo inteiro, sejam com arroz e frutos do mar ou com frago e vegetais. 

Surpreendentemente. para a alegria dos iniciantes no fogão, estes pratos são super fáceis de fazer, você só precisa dos utensílios certos. Se você quer se aventurar na cozinha ou simplesmente tem uma queda pela gastronomia asiática então confira as nossas dicas e traga o Ásia para a sua cozinha!

Panela Elétrica de Arroz

Tigelas de Arroz branco e tigelas de legumes e especiarias

O arroz é a base de muitos pratos o que o torna essencial na cozinha asiática, e é importante que você saiba como preparar da forma correta. Se estiver muito cozido, tipo papa, ou se não for cozido o suficiente, seu prato não vai ficar bom. O sushi, por exemplo, depende muito da qualidade do arroz para ficar bom. Para fazer sushi, o arroz deve estar mais sequinho, porém não queimado. Uma panela de arroz elétrica pode te ajudar a alcançar o ponto perfeito de cozimento, basta seguir as instruções e medidas, apertar o botão e pronto! Em meia hora, mais ou menos, você terá o arroz perfeito!

Panela Wok

Panela Wok

Muitos dos pratos típicos são bowls cheios dos mais variados temperos e ingredientes. Para fazer um autêntico pad thai, curry verde tailandês ou arroz frito chinês, você deve acrescentar todos os ingredientes todos em único recipiente, em uma única frigideira, melhor dizendo. E para que você consiga misturar todos os ingredientes propriamente sem fazer sujeira e derrubar comida para todo o lado, o mais indicado é uma panela do tipo wok. 

As panelas woks tem o tamanho e o formato perfeitos, você pode acrescentar todos os ingredientes sem se preocupar. Carnes, vegetais, macarrão, arroz e tudo que a sua receita pedir.

Hashi

Prato asiático com hashis

Para uma verdadeira experiência asiática, com certeza você precisa ter alguns hashis na sua cozinha, eles são aqueles palitinhos que são na verdade o garfo e faca orientais. Os hashis são uma tradição milenar, originária da China durante dinastia Shang, entre 1766 e 1122 a.C, que continua, fortemente, como parte da cultura gastronômica da região.

É verdade que é necessário um pouco de prática e alguns pratos são mais fáceis de comer com pauzinhos do que outros. Pratos a base de arroz são um pouco mais difíceis, se você não tem muita prática experimente começar pelos pratos que tenha macarrão, eles são mais fáceis e bom para praticar. Se você vai fazer um jantar que tal oferecer um par de hashis aos seus convidados para eles tentarem usar? Com certeza todos vão se divertir tentando equilibrar a comida.

Almofariz e Pilão

Almofariz e Pilão

Desde temperos picantes à capim-santo e manjerição, a cozinha Asiática é repleta de sabores e aromas. Diferentemente dos chefs orientais que cortam e picam os ingredientes, os chefs asiáticos normalmente maceram os ingredientes em um pilão para liberam os aromas naturais, intensificando o sabor e deixando a textura mais suave. Experimente essa técnica e se surpreenda.

Base de Bambu para Cozimento a Vapor (Bamboo Steamer)

Base de Bambu para Cozimento a Vapor (Bamboo Steamer)

Cozinhar a vapor é um dos métodos mais utilizados nesta gastronomia que é mais leve que a ocidental. Um bamboo steamer, que trata-se de uma base de bambu para este tipo de cozimento, é perfeito para cozinhar os alimentos suavemente uma vez que preserva a textura e sabor. Cozimento no vapor é mais saudável do que ferver, uma vez que os alimentos não estão imersos na água mantendo assim os nutrientes nos próprio alimento, e não na água utilizada para o cozimento. Bamboo steamers são ótimos para cozinhar, não apenas legumes, mas peixes, frutos do mar e até gyoza.