Livros para meninos: literatura infanto-juvenil para inspirar crianças

Os meninos geralmente precisam de mais motivação para ler do que as meninas. Felizmente, além de Harry Potter, existem mais heróis literários que sobrevivem a aventuras. Aqui estão algumas dicas sobre como tornar a leitura atraente para os meninos.

Livros para meninos: literatura infanto-juvenil para inspirar crianças

O maravilhoso mundo da leitura: mergulhar na trama de um bom livro pode estimular a imaginação e permitir que você deixe para trás as tensões da vida cotidiana. No entanto, meninos jovens geralmente precisam de um pouco mais de motivação para desenvolver uma paixão pela leitura. De fato, um relatório publicado em 2015 pelo National Literacy Trust, um institutodescobriu que, enquanto 61,2% das meninas com idade entre oito e dezoito disseram que gostavam de ler, apenas 47,8% dos meninos da mesma faixa etária disseram o mesmo. Os especialistas explicam que, mesmo que os garotos sejam regularmente lidos desde cedo, outros interesses, como esportes ou videogames, podem tomar o lugar de um interesse crescente na literatura - os garotos geralmente precisam de um bom motivo para se sentar e ler um livro.

É por isso que comprigo criou uma lista de dicas e recomendações de leitura para que as crianças tenham interesse em ler (aplicável, é claro, a qualquer idade e sexo). Essas dicas foram adaptadas das recomendações da Stiftung Lesen, uma fundação de leitura sem fins lucrativos com sede em Mainz, Alemanha. Leia!

Faça crianças, especialmente meninos, animarem-se com a leitura

Dois meninos lendo

Dica 1: o livro deve incluir temas interessantes 

Enquanto algumas crianças que são apaixonadas pela leitura podem não ter problemas em explorar diferentes temas literários e tópicos, uma criança que luta com a leitura para se divertir pode precisar de um livro mais adaptado aos seus interesses. Tente considerar os passatempos ou coisas favoritas de uma criança antes de sugerir um livro para eles lerem.

Dica 2: os leitores geralmente precisam de um personagem para identificar

Crianças (e adultos!) De todos os gêneros são mais propensas a desfrutar de uma história que tenha um personagem com o qual possam se relacionar. Isso não significa necessariamente que essas figuras "relacionáveis" devam compartilhar um gênero com o leitor, mas como nosso artigo tem como objetivo fornecer conselhos sobre a confiança do garoto ou a paixão pela leitura, todas as nossas sugestões de livros apresentam personagens masculinos relacionáveis.

Dica 3: encontre histórias com presença de mídia existente

Se uma série de televisão ou filme foi lançado com base em um livro, as chances são de que uma criança já esteja familiarizada com os personagens ou a história. Esta pode ser uma razão convincente para começar a ler um livro!

Dica 4: prenda as crianças em livros com uma série

Livros com várias parcelas são perfeitos para promover a alfabetização. Ler uma série é mais fácil para algumas crianças porque elas já estão familiarizadas com o enredo principal, configuração e personagens. Um bom exemplo disso é a série de o Diário de um Banana, de Jeff Kinney.

Dica 5: emocionante desde o início

Uma história ideal para crianças que lutam com a alfabetização deve ser concisa e claramente estruturada. Se o livro já é fascinante nas primeiras cinco a dez páginas, é provável que ele mantenha o leitor viciado.

Grandes livros para atrair os meninos para a leitura

Box Harry Potter

Há 20 anos, Harry Potter não apenas assumiu a seção de biblioteca infantil, mas também provocou uma tempestade de leitura entre os adultos. No entanto, há muitos outros personagens na cena literária infantil além de Harry, Hermione e Rony. Nós compilamos uma lista de alguns exemplares livros de literatura para jovens adultos que devem inspirar a leitura em meninos (e meninas!) De todas as idades.

William Wenton e o Ladrão de Lurídio

William Wenton e o Ladrão de Lurídio

Ver oferta

William Wenton não é um garoto normal. Ele consiste em cinco por cento de Luridium (metal vivo) e pode quebrar o mais complicado dos códigos. No entanto, ele é totalmente ignorante de qualquer um desses fatos no início da história. Tudo começa em sua casa na Noruega, onde ele vive uma vida normal com seus pais. Mal sabe ele: eles estão realmente se escondendo de um inimigo. A história se desenvolve rapidamente quando William involuntariamente quebra um código insolúvel. O avô e a namorada há muito perdida de William, Iscia, também desempenham papéis importantes na história. Que tipo de aventuras a recém-descoberta habilidade de William de quebrar códigos trará à sua vida anteriormente mundana?

O Autor Bobbie Peers cria maravilhosos jogos de palavras com histórias intensas com muita inteligência e  imaginação. Os jovens leitores certamente mergulharão rapidamente no livro e ficarão interessados. Seu estilo narrativo leve e bem-humorado atrai leitores de todos os níveis para a história.

Detalhes:

  • Fantasia, Ficção Científica
  • Publicado em abril de 2017
  • Série com 3 livros
  • 224 páginas
  • 9 a 13 anos

Artemis Fowl, o mais jovem sucessor de uma antiga dinastia de gângsteres irlandeses, quer acabar com a ruína financeira de sua família com um plano incrível. Com a ajuda do Livro dos Elfos, que está em sua posse, ele descobre um mistério do qual ninguém suspeitava antes. Nas profundezas da terra, os elfos guardam um lendário tesouro de ouro. Artemis tem apenas doze anos, mas é altamente dotado e, com a ajuda de seu poderoso mordomo, ele decide roubar seu tesouro ...

A série Artemis Fowl, do autor Eoin Colfer, é uma mistura de suspense, conto de fadas e fantasia. Os personagens imaginativos e únicos de Colfer levam a situações absurdas, comoventes e hilariantes.

Detalhes:

  • Fantasia, Ficção Científica
  • 2001
  • Livros 1 a 7
  • 288 páginas
  • 9 a 11 anos
As provações de Apolo: o oráculo oculto

As provações de Apolo: o oráculo oculto

Ver oferta

O deus grego Apolo cai do céu diretamente em algumas latas de lixo - ele caiu fora das boas graças de Zeus e roubou sua imortalidade como punição. Ele é prontamente atacado no início de sua excursão mortal, mas felizmente Meg pula para o seu lado - atrevido, combativo, no máximo doze e sem dúvida uma semideusa. Juntos, eles partiram para o Acampamento Meio-Sangue.

O autor da série Apollo não é estranho à literatura para jovens adultos: o autor Rick Riordan também é responsável pela popular série Percy Jackson, que foi adaptada para os cinemas. Com a série Apollo, o autor texano mais uma vez conseguiu emparelhar o material da mitologia grega clássica com uma história de aventura perfeita para jovens adultos.

Detalhes:

  • Fantasia, mitologia
  • Agosto de 2017
  • Série com 3 livros, mais a seguir
  • 400 páginas
  • 9 a 16 anos
Beast Quest - Sepron, A Serpente Marinha

Beast Quest - Sepron, A Serpente Marinha

Ver oferta

Os campos estão queimando e os rios estão secando graças a Ferno, o dragão, e seu sopro de fogo. O protagonista, Tom, deve derrotá-lo para evitar mais danos. Mas tudo o que ele tem para essa perigosa missão é uma espada e um escudo. As feras que antes protegiam a terra foram encantadas pelo malvado mago Malvel e agora ameaçam o reino de Avantia. O jovem Tom foi escolhido para libertar as feras do feitiço maligno. Em cada livro desta série, ele luta contra uma nova criatura, acompanhada pela corajosa Elenna, seu Wolf Silver e seu garanhão negro Storm.

O autor Adam Blade descreve as angustiantes aventuras de Tom usando linguagem simples e fácil de ler. Tom não é um herói a princípio, mas sua esperteza e coragem fazem dele um modelo para os habitantes de Avantia, assim como os leitores desta excitante série.

A propósito: O Beast Quest Game para Playstation 4, Xbox One e PC foi lançado em março de 2018 para meninos que cresceram com o herói, mas superaram os livros. Baseado na série best-seller de mesmo nome, leva os jogadores em uma jornada épica para salvar a antiga terra de Avantia da magia negra destrutiva que se abateu sobre suas criaturas.

Detalhes:

  • Fantasia
  • Junho de 2015
  • Série com mais de 100 parcelas
  • 144 páginas
  • 6 a 11 anos