As melhores plantas para se ter em casa para quem tem o "dedo podre"

Se você não tem muita sorte com plantas, toda planta que você cuida acaba morrendo e você já está pensando que provavelmente há algo de errado com você? Não entre em pânico, confira a nossa seleção de plantas que são super fáceis de cuidar!

As melhores plantas para se ter em casa para quem tem o "dedo podre"

Você acabou de se mudar para uma casa ou apartamento novo e está super animado para começar a decorá-lo como um verdadeiro designer de interiores. Para dar um toque sofisticado, ter uma planta é uma boa dica pois elas transformam qualquer ambiente, adicionando um toque de vida e leveza.

Porém, como muito de nós, você não tem muita sorte com plantas e tem dificuldades em manter até um cacto vivo? Bom se você não tem o "dedo verde", nós selecionamos algumas espécies que são super fáceis de manter justamente por não necessitarem de muito cuidado. Ter plantas nunca foi tão fácil!

Depois de conferir nossas sugestões, para maiores informações não deixe de checar o Jardineiro.net, o qual contém várias informações sobre plantas e dicas de jardinagem.

É conhecida, também, como Hera-do-diabo por sua incrível resistência a baixa luminosidade de interiores, o que a torna quase impossível de morrer. A melhor forma de cultivar esta planta é suspensa em vasos pois isso permite que a ela cresça de forma elegante e, caso você tenha pets, longe dos bixinhos pois, infelizmente, esse é o ponto negativo desta planta "quase ideal", ela é venenosa para os animais de quatro patas!

A Crassula ovata, ou Planta-Jade é a favorita ente os entusiastas de plantas de espécies suculentas pois ela é umas das mais fáceis de cuidar, tanto para jardineiros iniciantes ou para simpatizantes de jardinagem. Esta espécie é frequentemente considerada símbolo de boa sorte e prosperidade. Como qualquer espécie suculenta, a Panta-Jade se dá bem em ambientes com bastante incidência de luz e água. Caso você viva em um local que não haja muita luz natural não tem problema, a luz artificial de LED é uma boa alternativa para as pessoas que amam plantas mas que não possuem o ambiente ideal para cultivá-las.

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Ver oferta

A Espada de São Jorge, ou Língua de Sogra (por seu formato pontiagudo e longo remetendo a fama que as sogras levam por sempre criticarem ou palpitarem na forma de criação dos netos), é uma herbácea de extrema resistência e excelente para jardins de baixa manutenção. Esta planta nativa do Oeste da África não é muito fã de água. Por isso, nós indicamos um regador para casa, como este em bola, o qual irá garantir que sua planta recebe água na medida certa. A irrigação inadequada faz mal para todas as plantas indicadas neste guia e podem causar doenças levando ao apodrecimento das raízes, por exemplo.

Também conhecida como Gravatinha, o Clorofito é uma herbácea de porte pequeno que se assemelha muito a grama, suas folhas longas irão dar o toque de verde que faltava na sua casa. A NASA conduziu estudos que provam que o Clorofito, juntamente com a Espada de São Jorge e a Hera-do-diabo, filtram o ar de ambientes fechados. Para manter este sistema de purificação natural, não esqueça de podar a sua plantinha com uma tesoura de poda como esta.

Assim como a Planta-Jade, a Aloe Vera é uma planta suculenta, ou seja, você deve regá-la apenas quando necessário e deixar exposta à luz. A Aloe Vera é uma planta muito apreciada por suas propriedades medicinais. O gel obtido de suas folhas pode ser usado para tratamentos de pele como acne e psoríase. Estes potes de cerâmica possuem buracos para drenagem, o que é útil para evitar super irrigação da planta.

A Lavanda é uma planta super versátil e revigorante e, portanto, não poderia deixar de faltar na nossa lista. O tom de lilás típico da Lavanda, bem como seu perfume, a torna inconfundível e uma ótima opção para alegrar qualquer cômodo de sua casa. Esta planta tem inúmeras aplicações, por isso, não deixe de conferir todos os seu usos e segredos compilados neste livro de Maggie Tisserand, que desde 1972 pesquisa a Lavanda.

Hera Inglesa

Hera Inglesa

Ver oferta

A Hera Inglesa é uma planta trepadeira super graciosa. Apesar de ser considerada uma planta invasora em algumas regiões do mundo, ela adiciona um toque de charme à qualquer casa. Quando cultivada em vasos suspenso, não oferece mal a nenhuma outra planta. Com a ajuda de treliças é possível criar um maravilhoso jardim vertical.

Se você quer arriscar um pouco mais na escolha e possui mais espaço em casa, então o Ficus é a escolha certa para você! Esta árvore é uma boa aposta por ser também um ótimo item de decoração. O Ficus adora luz, então coloque-o em um local onde há bastante incidência de luz. Como o Ficus tem porte maior que as demais plantas aqui citadas, é importante ter um vaso grande o suficiente que vá comportar adequedamente o seu Ficus, como este simples vaso de cerâmica.

O clássico e famosa Cacto é uma planta favorita dentre os jovens que estão se aventurando no mundo da horticultura e por uma simples razão, é uma planta conhecida por ser quase indestrutível. De natureza teimosa e árdua, o Cacto é símbolo de perseverança e resistência, experimente!

Agora, se você busca algo totalmente diferente e único para valorizar o seu espaço, a Tilândsia pode vir a calhar. Esta planta, da família das Bromélias, necessita de pouquíssima manutenção, uma vez que não precisa de solo. Isso mesmo, apenas despeje algumas sementes em um terrário, regue-a a cada dois dias, e deixe a mágica acontecer.

Dica de ouro: seja ambientalmente correto e prefira adquirir plantas as quais foram cultivadas ao invés de retirar da natureza. Colher plantas como esta diretamente da natureza pode prejudicar a perturbar o ecosistema.