Treino de corda, quais os benefícios e como entrar em forma

Aprenda mais sobre treino de corda e seus benefícios, como este acessório super simples e eficaz pode fazer você perder peso e ganhar força

Treino de corda, quais os benefícios e como entrar em forma

Se você está em busca de um treino simples e efetivo, então saiba que pular corda é um dos melhores. Seja pular corda em casa ou na academia, não importa, você vai entrar em forma super rápido. Afinal, deve ter uma boa razão pela qual corda faz parte do treino de muitos atletas de sucesso, desde de boxeadores à jogadores de futebol.

Os benefícios deste exercícios são diversos ajudando a melhorar o desempenho cardiovascular e a fortalecer o core, juntamente com outros grupos musculares. Confira aqui como pular corda pode te ajudar a entrar ou manter a forma e, ainda,  aprenda algumas técnicas diferentes para dar aquela levantada no seu treino.

Benefícios

Queime calorias

Pular corda é uma forma super eficiente de queimar calorias. Mesmo que seja em ritmo moderado, é possível queimar de 10 à 16 calorias por minuto. Então, em um treino de corda de 30 minutos, 3 séries de 10 minutos, você pode queimar aproximadamente 480 calorias por treino.

Melhore a sua saúde mental

Não é novidade que a prática de exercícios físicos é bom tanto para o corpo com para a mente. Exercícios físicos como este também trabalham a parte cognitiva e são ótimos para o cérebro, já que para fazer manobras requer concentração tanto física como cognitiva.

Melhore o equilíbrio e reflexos

Ao pular corda o foco está nos seus pés e dedos. Isso não melhora apenas o seu equilíbrio, mas também ajuda com a coordenação motora, reflexo e agilidade, por isso que esta atividade é comumente praticada por boxeadores.  Experimente pular corda alguns minutos por dia para ver os resultados os rapidamente.

Técnicas

Há inúmeras maneiras de pular corda e diversificar os movimentos vai tornar a sua rotina muito mais interessante. Nós iremos te mostras 2 das técnicas mais usadas:

Balança

Esta técnica é provavelmente a técnica mais comum. Consiste simplesmente em pular alto (nos dois pés), 

Alternando

Similar a técnica anterior, pular corda alternando os pés requer que a pessoas pule alto o suficiente para que a corda passe e, ao mesmo tempo, alternar entre os dois pés, como se estivesse correndo no lugar.  Esta técnica é efetiva, especialmente, para melhorar a sua habilidade em mudar de direção rapidamente e ajudando a melhorar seu equilíbrio corporal.

Tipos de Corda

Você pode comprar uma corda de pular em diferentes estilos e materiais. Algumas das versões mais populares incluem a padrão feita de poliéster, corda com peso (a qual normalmente possui certo peso em cada pegada) ou uma corda de velocidade, que é extremamente leve e normalmente feita de PVC.

Para escolher o tipo de corda ideal vai depender muito do seu objetivo para o uso da corda. Muitos iniciantes começam com uma corda simples feita de tecido antes de mudar para um tipo mais complexo. Cordas feitas de poliéster tem um excelente custo-benefício, principalmente se você acabar não gostando muito da atividade.

Para quem busca intensificar um pouco o treino, a melhor pedida são as cordas com peso. Esse tipo de corda trabalha tanto os membros inferiores como superiores. O ritmo da pulada pode reduzir devido ao peso dos rolamentos. Agora se você busca velocidade, a corda de velocidade é a mais apropriada para treinos de agilidade.